O que é o Não Me Perturbe?

O não me Perturbe é um cadastro para solicitar o bloqueio do recebimento de ligações relacionadas a ofertas de serviços de telecomunicações (telefone móvel, telefone fixo, TV por assinatura e Internet) das Prestadoras participantes e de operações de consignado (empréstimo consignado e cartão de crédito consignado) realizadas pelas Instituições Financeiras. A ferramenta foi criada em 2019 com o apoio da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para conter a prática de assédio comercial.

As principais empresas de Telecomunicações do país se reuniram para debater sobre boas práticas e padronização para o uso deste mecanismo de bloqueio de ligações de telemarketing relativas às ofertas de serviços de telecomunicações. Por esta razão foi concebida a criação de uma base de dados única para coletar as informações dos usuários que não possuem interesse em receber este tipo de ligação. A iniciativa, apresentada à Agência Nacional de Telecomunicações, foi acatada e formalizada pela ANATEL para implantação pelas Prestadoras a partir de 16/07/2019.

O cadastro deve ser feito no website, onde o cidadão deve informar o número de telefone para o qual deseja realizar o bloqueio de ligações. Dessa forma, tanto as Prestadoras quanto os Bancos não poderão realizar ofertas para esse telefone, a partir de 30 dias corridos da data de solicitação. O Não me Perturbe não possui aplicativos para smartphones, não envia e-mails com arquivos executáveis ou solicita dados pessoais ou bancários.

Porém, mesmo sabendo que a plataforma ajuda a não receber ligações, ainda sim algumas pessoas conseguem te ligar.
E esse cadastro bloqueia indiretamente o CPF da pessoa cadastrada para fazer consignado com correspondentes bancários, sendo possível fazer apenas em estabelecimentos físicos das agências bancárias ou de autoatendimento.

Ou seja, contratos de empréstimo consignado, feitos por correspondentes bancários, em nome de cidadãos cadastrados na plataforma não me perturbe acabam sendo bloqueados pelos bancos. 

Os bancos entraram na plataforma "Não Me Perturbe" em 2020, mas o bloqueio de contratos para os cadastrados no serviço começou no fim de 2021. A plataforma foi criada pelo setor de telecomunicações para barrar ligações de telemarketing e já tem 15 milhões de telefones cadastrados.

Contudo, nos temos uma sugestão, o bloqueio do próprio celular para não receber ligações indesejadas.

Em Iphone, vá em ajustes, depois desça até telefone, em seguida vá em silenciar desconhecidos, e clique no botão para ativar. para Android, vá em configurar, depois em Apps e notificações, clique em notificações, em seguida em não me perturbe, vá até chamadas, permitir chamadas, por último clique em apenas contatos. E tem a função no próprio telefone do celular, apenas em Android, clique nos 3 pontinhos que ficam no canto, depois clique em configurações, em seguida clique em identificador de chamadas e spam, e por fim, habilite a função ver código do autor da chamada e spam.

Concluindo, inicialmente o não me perturbe foi criado para bloquear as chamadas indesejadas, feitas pelas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações, e logo depois foi adaptado fazendo com que o CPF da pessoa cadastrada fosse bloqueado para fazer consignado com correspondentes bancários, podendo ser feito apenas em estabelecimentos físicos das agências bancárias ou de autoatendimento.

Ou seja, se você deseja fazer um consignado com correspondente bancário, é orientado que retire ou não faça esse cadastro, se deseja não receber ligações de desconhecidos, habilite a função do próprio celular.


Assista ao video abaixo: