Taxa Selic: Como ela influência o consignado?
Você já deve te ouvido falar na Selic, a taxa básica de juros que influência toda a economia do pais. Mas você sabe o que isso significa? Veja abaixo tudo o que precisa saber sobre a taxa Selic e o seu impacto no mercado.
O que é a Selic?
O nome, Selic, vem de Sistema Especial de Liquidação e Custódia, o lugar onde são guardados títulos do governo. Já que os bancos utilizam esses títulos como garantia nas operações.
O banco finaliza o dia com uma certa quantia em caixa. Esse valor vai depender do número de saques e depósitos daquele dia, existindo sempre um valor mínimo que obrigatoriamente precisa ficar parado no caixa do banco. Quando fica abaixo do valor estipulado como mínimo necessário, os bancos fazem um empréstimo de um dia com outros bancos. E na hora de devolver, eles pagam uma diferença, que são os juros. A Selic é a taxa usada para calcular os juros dessa operação.
A taxa Selic atual é de 10,75%. A decisão foi anunciada após as últimas reuniões do Copom, que ocorreram nos dias 17 e 18 de Setembro de 2024. O Comitê de Política Monetária do Banco Central optou pelo aumento de 0,25 ponto percentual na taxa básica com votos unânimes a favor da decisão. A decisão do Comitê de Politica Monetária decreta o primeiro aumento na taxa em um período de dois anos.
Como a Selic é definida?
A taxa Selic é definida pelo Copom, Comitê de Politica Monetária do Banco Central, porém o comitê não impõe uma taxa a ser seguida e sim uma meta para ela. O Banco Central utiliza a compra e venda de títulos do governo para influenciar o mercado, aumentando ou diminuindo a sua oferta.
Se a intenção é que a taxa suba, é preciso aumentar a oferta, fazendo com que o preço caia e diferença entre o investimento e o que será recebido no futuro cresça. Agora, se a intenção é que a taxa caia, é feito a compra de títulos, diminuindo a oferta e aumentado seu valor no mercado, e consequentemente, abaixando os juros.
Como a Selic afeta a sua vida?
As taxas de juros de crédito (pessoal ou consignado) variam de acordo com o prazo e o valor da operação. Um empréstimo de um dia feito entre bancos, é uma operação com um risco extremamente baixo. Por isso, sendo o que determina a taxa de juros dessas operações, a Selic é chamada de taxa básica da economia e influenciando todas as taxas do mercado.
Caso em de aumento da Selic, as outras taxas também iram subir, ocorrendo o mesmo caso no caso de queda Selic, o mesmo se repete. Por isso também, a taxa do seu empréstimo no banco é necessariamente maior do que a Selic, já você não pode dar garantia e os seus empréstimos não são só de um dia.
Como a Selic afeta a inflação?
A taxa Selic é o principal mecanismo de controle da inflação do pais, funciona assim:
Um comerciante possui 10 celulares a venda, no valor de R$1000,00 à vista cada e existem 15 pessoas dispostas a pegar um empréstimo para comprar um desses celulares. Sendo assim, o comerciante tem um estimulo para aumentar o preço desses celulares o máximo que puder, até que tenham 10 pessoas que ainda estejam dispostas a comprar esses celulares por um valor mais alto.
Quando esse aumento acontece em vários setores da economia é chamado de inflação.
No caso do aumento da Selic, as pessoas são desestimuladas a pegarem um empréstimo e esses celulares acabam saindo, por exemplo, por 12x de R$100,00. Consequentemente, o número de compradores diminuí, fazendo com que o vendedor tenha que diminuir o preço das mesmas.